Estudo de Célula – 03/02/11 – Dois ou mais é melhor que um !

“E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus. E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados. (…) Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de pe

A Paz do Senhor, irmãos ! Como de costume, vamos a mais um Estudo de célula ! O nosso último tema foi, ‘ Dois ou mais é melhor que um ! ‘ Geralmente levamos um tempo para reconhecermos que precisamos da ajuda do outro ! Desde muito pequenos aprendemos na escola a fazermos trabalhos em grupo e termos as tarefas divididas ! Quando estamos maiores, nas nossas entrevistas de emprego, a maioria das empresas observa como cada pessoa se relaciona com a outro e optam pelos funcionários que trabalham em equipe ao invés dos que tem dificuldade de interagir com os demais ! Ou seja, desde crianças nos ensinam que precisamos do outro, mas mesmo assim, na maioria das vezes, temos dificuldade de pedir ajuda !

A verdade é que nós, seres humanos, somos limitados e não podemos fazer todas as coisas sozinhos ! É como na história do homem paralítico que começou nosso Post ! A Bíblia nos conta que Jesus estava na cidade de Cafarnaum e uma grande multidão foi ao seu encontro quando souberam da notícia !  Havia, no entanto, um homem que não conseguia chegar até a casa onde o Senhor estava devido o enorme número de pessoas que a cercavam e pelo fato de não poder andar ! No entanto quatro homens se prontificaram a ajudá-lo, mas mesmo assim tiveram dificuldade de levá-lo até Jesus e por isso resolveram colocá-lo no telhado e desceram o enfermo por entre as telhas colocando-o diante do Mestre ! Jesus vendo a fé daqueles homens perdoou os pecados do paralítico e o curou !

A partir dessa história podemos tirar duas lições preciosas ! A primeira é que quando não podemos fazer algo sozinhos, compartilhar nossa situação com alguém pode nos ajudar a encontrar a solução e a segunda é que Deus se alegra quando ajudamos uns aos outros ! A história nos conta que Jesus vendo a fé de cada um daqueles homens perdoou e curou o paralítico, logo nós podemos subentender que Jesus também se alegrou com aquela ação, pois a Bíblia diz que ‘ Sem fé é impossível agradar a Deus ! ‘ Hebreus 11.6

No Reino de Deus NÃO EXISTE independência e por isso precisamos aprender a dividir nossos fardos com aquelas pessoas que o Senhor tem colocado em nossas vidas e inclusive com Ele mesmo ! Existem situações em que nos ‘ fechamos ‘ pra Deus e não permitimos que Ele nos ajude, acreditando que naquele contexto nós mesmos podemos resolver nosso problema sozinhos ! A verdade é que quanto mais tempo gastarmos para reconhecermos que precisamos de ajuda mais tempo passaremos ‘ caidos ‘ no esforço inútil de vencermos sozinhos aquela dificuldade !

Em Eclesiastes 4.9-12 lemos: ” Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará ? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa ! “

Quando não aceitamos ajuda nos tornamos vulneráveis ! O diabo tem tentado disseminar o individualismo e independência nos nossos corações porque ele sabe que a unidade entre nós seres humanos é reflexo do próprio relacionamento que existe entre Deus, Jesus e o Espírito Santo ! Em outras palavras, Deus se alegra quando andamos unidos e avançando para uma mesma direção, Jesus !

Por isso seja a mão estendida, seja aquele que divide o fardo do amigo quando percebe que está pesado de mais, seja aquela que cuida e exorta quando vê que o irmão está pendendo para o lado errado, seja aquele que consola quando a situação não está tão bem, seja aquele que reconhece que não pode caminhar sozinho e pede ajuda ! ” Somos corpo e assim bem ajustados, totalmente ligados, unidos, vivendo em amor ! Uma família sem qualquer falsidade, vivendo a verdade, expressando a glória do Senhor ! Uma família vivendo o compromisso do grande amor de Cristo: Eu preciso de ti, querido irmão ! Precioso és para mim, querido irmão ! “

Bom gente, é isso ! Só lembrando de orarmos pela Sâmara, o Andrey e o Carlinhos para que o Senhor os abençoe e os cubra com saúde e proteção e pela irmã Josiane que amanhã, dia 05/02, completa mais um ano de vida ! Parabéns irmã ! Que Deus te abençoe muito e no tempo d’Ele e conforme a vontade d’Ele, realize todos os seus sonhos !

Fiquem com Deus e bom Final de Semana,
Simplesmente como Jesus ♔


Comente aqui...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s