Estudo de Célula – 02/06/11

A Paz do Senhor, Irmãos ! Como vocês estão ?
Benção de mais esse frio neh ?! Glória a Deus !

Mas mudemos de assunto … Ou melhor, comecemos ! rs
A maioria das pessoas tem uma visão errada sobre o que é ser líder !
Das muitas definições do dicionário Aurélio a respeito do tema, duas me chamam a atenção.
‘ Líder é o indivíduo que comanda e/ou orienta em qualquer tipo de ação; guia ! ’
Muitas pessoas acreditam que o líder é simplesmente aquele que manda, delega funções e encarregados ! Talvez, nos padrões seculares, essa definições estejam certas, mas hoje nós vamos falar sobre Os princípios da Liderança Cristã, o assunto do nosso último estudo de célua ministrado por mim que vos fala, ou melhor, escreve ! rs

Tito, um gentio convertido, foi um dos companheiros de Paulo em seu trabalho missionário. Eles trabalharam juntos por um período na Ilha de Creta, mas Paulo foi preso pelo império romano e deixou sob a responsabilidade de Tito as Igrejas dali. Algum tempo depois Paulo escreveu para seu discípulo lhe instruindo a respeito de continuar a obra que haviam começado, organizando e dirigindo as Igrejas em Creta. Com base nas instruções de Paulo quero compartilhar com vocês os princípios que todo o líder cristão deve ter firmado dentro de si para que cumpra com excelência o mandamento que Jesus nos deixou em Mateus 28.19, ‘ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. ’

Mas antes de começarmos, vamos esclarecer um ponto muito importante ! Quem é líder ?
Todo aquele que se dispõe a cumprir o chamado do Senhor, independente da área, é um líder, pois num determinado momento do seu ministério ele terá que orientar, supervisionar e principalmente, cuidar de alguém ! E essas são algumas das muitas funções do líder !
No entanto não podemos sair por aí achando que ser líder algo simples e que não necessita de preparo ! Paulo já dizia as verdadeias características do líder:

Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Tito 1.6-9

Dividi essas instruções à Tito em 7 princípios e eles são:

1. Seja irrepreensível (sig. perfeito, sem mácula) como pessoa – O caráter do líder é mais importante do que uma personalidade influente, dotes de pregação, capacidade administrativa ou graus acadêmicos. O verdadeiro líder persevera na sabedoria divina, nas decisões acertadas e na santidade de vida.

2. Seja fiel à sua família e tenha controle sobre ela – Paulo foi ainda mais específico a Tito e disse, ‘marido de uma só mulher’, fazendo referência à fidelidade e que por sinal é uma das principais características de Deus ! Ele ainda falou a respeito dos filhos ! O líder condizente com a palavra de Deus deve ter filhos bem educados e obedientes. Isso parece tão bobo, mas na carta à Timóteo Paulo escreveu: Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?). I Timóteo 3.4-5

3. Seja irrepreensível na Obra de Deus – Uma das palavras chaves no que diz respeito à liderença é compromisso ! É imprescindível que o líder honre tudo aquilo que se comprometeu a fazer, chegue nos horários, tenha prioridades, responsabilidade; ore, jejue, estude para que possa cumprir com diligência seu chamado !

4. Exercite o fruto do Espírito / 5. Tenha domínio de si (v.8) – O 4° e o 5° princípios estão ligados entre si ! No versículo 7 Paulo diz tudo aquilo que o líder não deve ser: orgulhoso, briguento, apegado ao vinho, violento e ávido por lucro desonesto. Em outras palavras, tudo aquilo que difere do fruto do Espírito que é: ‘ amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (domínio próprio).’ Gálatas 5.22 – Ou seja, como líderes precisamos cultivar esse fruto para que possamos ter um relacionamento íntimo e sincero com nossos discípulos.

6. Ame – Já no versículo 8 Paulo nos diz como devemos ser: hospitaleiros, amigos do bem, sensatos, justos, piedos, temperantes ! A palavra que me vem à cabeça diante de todas essas características é Amor ! Ser líder não se resume em mandar, mas sim em cuidar do outro. Se importar, se compadecer, se alegrar com a alegria do outro, chorar com que está triste, defender, educar; amar ! Em João 3.16 lemos, ‘ Porque Deus amou o mundo … ’. Não tem como cumprirmos o chamado de Deus se dentro de nós não existir amor pelo próximo !

7. Seja apegado à Palavra de Deus – Só tendo os ensinamentos bíblicos vivos, gravados e edificados dentro de nós que podemos ser líderes cristãos ! Eu não estou falando a respeito de ser um bom líder ou qualquer outra coisa do tipo. A verdade é que se a Palavra de Deus não ocupar os nossos corações nem líderes podemos ser, quanto mais bons ! A Bíblia é a nossa base de fé, é onde encontramos tudo aquilo que precisamos para sermos homens e mulheres segundo o coração de Deus ! Antes de escrever para Tito, Paulo já dizia à Timóteo, ‘ Serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentando com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. ’
I Timóteo 4.6

Todos nós somos líderes ! Talvez você já seja ou ainda vá se tornar, mas independente de quando isso acontecer, mais importante é estar preparado e se preparar todo dia para cumprimos esse papel ! Ninguém se torna líder da noite pro dia ! É um processo onde abrimos mão dos nossos conceitos, concepções, ideias e deixamos que o líder mais importante, Jesus, fale por meio de nós
e reflita os Seus princípios através das nossas vidas !

Bom, é isso ! Fiquem com Deus, Guilherme (Simplesmente como Jesus) ♔

2 comentários a “Estudo de Célula – 02/06/11”

  1. Que palavra abençoada!

    Nada como as verdades bíblicas para nos instruir nos caminhos de Deus!

    Glória a Deus!

Comente aqui...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s