amigos

Amigos verdadeiros!

Hoje falarei de algo que me chamou a atenção no capítulo 6 de Lucas: a importância de consultar a Deus ao escolher nossos amigos.
Uma escolha errada de amizade pode acabar com os nossos sonhos. Pode ser como os irmãos de José, que tiveram inveja dele quando o mesmo relatou o sonho que Deus tinha lhe dado (Gênesis 37). E José confiou nos irmãos, pensando que eles eram seus amigos.
Isso é muito sério, porque a amizade pode ser pura e sincera, como, por exemplo, os amigos de Jó. Em Jó 2. 11-13 lemos:

Quando três amigos de Jó, Alifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram, cada um da sua região. Combinaram encontrar-se para, juntos, irem mostrar solidariedade a Jó e consolá-lo. Quando o viram a distância, mal puderam reconhecê-lo e começaram a chorar em alta voz. Cada um deles rasgou seu manto e colocou terra sobre a cabeça. Depois de três dias se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento.

O texto deixa claro que os amigos de Jó compadeceram da dor dele, e os mesmos saíram cada um da sua região e foram ao encontro de Jó, e ali permaneceram com ele por um bom tempo.
Essa noção de deslocamento dos amigos de Jó, nos sugere que a distância de uma região a outra devia ser longe, e nos dias de hoje que temos tantas formas de transportes, colocamos vários empecilhos pra não fazermos uma visita a um irmão que as vezes está precisando que a gente se compadeça com o momento que ele está passando e fique ali um tempo com ele, seja orando ou com uma simples conversa… Está na hora da igreja do Senhor acordar e nos tornarmos amigos, para na hora que um irmão estiver orando pedindo a Deus um amigo de verdade, Deus fale com essa pessoa: “Procure Wallysson, a Denise, a Dani, a Joyce, … porque estes são amigos de Deus e serão os seus amigos de verdade!”.
A Bíblia também nos mostra o quanto uma amizade errada pode ser prejudicial para a nossa vida. Um exemplo ruim está em 2 Samuel 13. 3-14. O texto relata que Amnom, filho do rei Davi, tinha um amigo chamado Jonadabe: “Amnom tinha um amigo muito astuto chamado Jonadabe (…)” 2 Sm 13. 3. E esse amigo lhe aconselhou que praticasse algo errado. Quantas vezes nos deixamos influenciar por amizades erradas e estas podem nos levar a decisões erradas e com consequências gravíssimas. Amnom tinha um desejo no seu coração, mas não foi isso que o impulsionou a errar, foi a influência de uma amizade errada que fez com que ele tomasse a decisão mais errada da vida dele, porque ao escutar a Jonadabe ele selou sua história, e a Bíblia relata que por causa desse ato Amnom foi morto (2 Sm 13. 28, 29). Quantos sonhos tem morrido porque estamos escutando pessoas que achamos que são nossos amigos?
Nos versículos 12 e 13 de Lucas 6, Jesus deixa claro que até pra termos amigos para caminhar conosco é preciso que oremos antes. Temos que consultar a Deus, para saber se é da vontade dele que caminhemos com determinadas pessoas ou até mesmo nos tornemos amigos de tais pessoas. Uma vez que escolhemos errado as nossas amizades, isto é, sem consultar a Deus, pode acontecer de estarmos escolhendo um “Judas” que mais adiante pode nos trair de todas as formas possíveis, mas pode acontecer que ao consultarmos a Deus sobre nossas amizades Ele permita um “Judas” entre nossos amigos para cumprir Sua vontade soberana, como foi o caso de Judas Iscariotes. Vemos no exemplo de Jesus que para escolher aqueles que caminhariam mais próximos, Ele consultou a Deus e é o que devemos fazer também.
Que o Espírito Santo possa nos guiar pra escolhermos melhor as nossas amizades.
wallysson

Wallysson Cristiano

Discípulo de Jesus

tililim.bh@hotmail.com

Comente aqui...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s