tesouro

O único tesouro

“Certo homem importante lhe perguntou: ‘Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?’

‘Por que você me chama bom?’, respondeu Jesus. ‘Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus. Você conhece os mandamentos (…)’.

‘A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência’, disse ele.

Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: ‘Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me.’

Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.” Lucas 18.18, 23

Observe com detalhes tudo envolvido neste diálogo. A primeira palavra deste homem foi “Bom” e ao iniciar sua pergunta desse jeito ele já denunciou como, provavelmente, essa conversa acabaria.

Ao responder ao homem, Jesus já deixou claro qual era o problema dele. Em outras palavras o que Jesus falou para ele foi: O único bom é Deus, por que você está me chamando de bom? Você me reconhece como Deus? 

Jesus não perguntou se ele conhecia os mandamentos, ele afirmou que o homem conhecia os mandamentos. Mas a questão agora era essa: Você conhece os mandamentos, mas você me reconhece como Deus? É isso que te falta, se me reconhece como seu Deus, venda tudo o que tem e me siga!

Sabemos como esse diálogo acabou, o homem tinha os olhos na sua riqueza e não em Deus, ele sabia seguir um ritual, a lei, mas não adorava o Deus da lei. Se ele reconhecesse Jesus como Deus, teria todas as suas necessidades supridas além de, mais tarde, a liberdade da lei, pois Jesus cumpriu a lei (Rm 8.1-4).

Você tem reconhecido Jesus como o Deus na sua vida ou seus olhos estão nas suas “riquezas”? É na força do seu braço que você tem conquistado suas “riquezas” ou você tem entregado tudo a Cristo? E quando falo de “riquezas” não estou falando só de dinheiro, mas de trabalho, família, amigos, fama, religião… 

“(…) Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus” Lc 16.15

Cuidado com o que você considera de muito valor! Nosso único tesouro é Jesus!

2 comentários a “O único tesouro”

Comente aqui...

