trigo

Nas “pequenas” e “grandes” coisas

“Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?” Lucas 12.26

Tenho certeza que muitos de nós tem se preocupado com esse “restante”, ou seja, ser usado por Deus, se tornar um grande pregador da palavra um excelente ministro de louvor e por ai vai. Mas estamos nós esquecendo que para sermos grandes em Deus, precisamos fazer as coisas “pequenas”.

Deus nós confia as coisas pequenas para nos preparar para coisas grandes. Foi assim com Davi, até ele matar golias, Deus fez com que ele matasse um urso e um leão. Mas, infelizmente, estamos deixando de fazer as coisas pequenas justamente porque julgamos tão pequenas aos nossos olhos, mas pra Deus é uma grande coisas.

Vou citar duas coisas entre tantas que nós julgamos ser “pequenas”, mas que fazem toda diferença, consolidar e discipular. Consolidar é algo tão “pequeno”, mas que nós teimamos em não fazer, não queremos perder o nosso “precioso tempo”. E consolidar é importantíssimo, porque apresentamos ao irmão que se converteu ou que se reconciliou com Deus, a igreja no qual ele faz parte agora, e que não basta apenas aceitar a Jesus mas que é preciso ele caminhar com Cristo.

Uma vez na célula uma irmã me questionou. “A nossa célula não cresce e tal…”, ai eu respondi: “Ela não cresce porque não estamos fazendo a nossa parte, que é consolidar.”. Fica a dica ai, irmãos, vamos CONSOLIDAR!

Agora já com relação ao discipulado, vamos meditar um pouquinho. Em nossas orações nós pedimos a Deus que ele alcance a nossa família, que todos conheçam a Jesus, mas pensa comigo, e se não tiver alguém para os discipular? Com certeza eles não iram se firmar na caminhada, digo isso porque tenho ouvido da maioria dos que se desviaram do Caminho que o motivo que os levaram a saírem, foi porque não tiveram um acompanhamento, ou seja, um discipulador. Agora vamos pra Bíblia, nela está escrito: “(…) O que o homem semear, isso também colherá.” Gálatas 6.7, também está escrito: “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.” Lucas 6.31, ou seja, estamos vivendo debaixo da lei da semeadura, então se cuidarmos de alguém, com certeza Deus irá levantar pessoas para cuidar dos membros da nossa família.

Sendo sincero irmãos, acho que estamos com medo de assumir um discipulado, porque como discipuladores nós temos que dar o exemplo, porque discipular nada mais é do viver aquilo que você prega, servindo de referência. E se nós não dermos o exemplo, ao olharmos para o espelho veremos um reflexo de discípulo, mas quando os nossos discipulados olharem pra nós eles verão a imagem de fariseu. Está na hora de pararmos de viver de reflexo e começarmos a viver a imagem de Cristo.

Só para finalizar, uma outra coisa que tem impedido as pessoas de discipular é porque nós achamos que faremos isso com a força do nosso braço e do nosso intelecto quando, na verdade, temos apenas que nos tornar dependentes do Espirito Santo. Certo dia Denise (minha noiva) foi evangelizar lá no parque municipal, aí ela ligou para uma pessoa que iria com ela e essa pessoa disse: “Eu não sei evangelizar.”, ao ouvir a Denise me relatando isso, Deus me disse assim: “É assim que eu quero você, meu filho”. Aí respondi: “Como assim Papai, sem saber evangelizar?”, então eles respondeu: “Não, meu filho! Quero você dependente de mim, porque quando você diz que não é capaz de fazer algo, você se torna depende de alguém, nesse caso, dependente do Espírito Santo de Deus!”.

Que eu e você possamos estar sempre nessa dependência de Deus, quer seja nas coisas “pequenas”, e principalmente, nas coisas “grandes” que Deus tem para nossas vida, amém!

Deus te abençoe grandemente e que essa palavra faça você refletir a respeito de consolidar e discipular.

wallysson

Wallysson Cristiano

Discípulo de Jesus

tililim.bh@hotmail.com

6 comentários a “Nas “pequenas” e “grandes” coisas”

Comente aqui...

