estrela

Questionadores de um Ser inquestionável

No capitulo 2 do evangelho de Mateus, uma situação me chamou muito atenção e questionei a Deus a respeito, afim de melhor compreendê-la .

Nos versículos 1 a 3 vemos os magos chegando até Jerusalém sendo guiados por uma estrela, o que indicaria o nascimento do Rei dos judeus.

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.

Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém.

Mateus 2.1-3

É muito claro que quem estava comandando esta estrela era o nosso Deus. Mas porque Deus guiaria estes magos até Jerusalém, fazendo com que o rei Herodes, aquele que não poderia saber o que estava acontecendo, ficasse sabendo de tudo e colocasse em risco a vida do menino Jesus?

A partir daí com os acontecimentos que se seguiram, Deus me ensinou algumas coisas.

E uma delas é que ao contrário do que muitos estão pregando por aí, de que a vida cristã é sempre um mar de rosas e que tudo de ruim que acontece na vida do cristão é coisa do diabo, na verdade “tudo coopera (situações ruins e boas) para o bem daqueles que amam a Deus e que foram chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28), que sempre é perfeito.

Neste texto vemos claramente que ao invés de Deus tornar a vida de José mais tranquila para que se cumprisse o propósito em sua vida, as situações vão se tornando mais difíceis.

Neste ponto, lembrei-me do estudo que o Pr. Rodrigo Godoy nos passou a respeito da vida de Gideão (Juízes 8.1-21). Se para Gideão já não estava nada bom enfrentar um exército bem armado de 135 mil homens (Juízes 8.10) com 32 mil pessoas do povo (Juízes 7.3), ficou ainda pior quando teve que enfrentar este mesmo exército com apenas 300 (Juízes 7.7).

São nestes momentos de pressão, sofrimento e dificuldades que mais entendemos que não conseguimos fazer nada sozinhos, que precisamos de alguém com mais capacidade que nós e ficamos mais sensíveis à voz de Deus.

Vou te dar um exemplo da nossa vida cotidiana. Já está comprovada estatisticamente que a maioria dos acidentes de trânsito acontece quando as pessoas estão chegando a seus destinos, pois acontece um relaxamento natural por achar que já está tudo sobre controle e isto é uma coisa inerente a todo ser humano.

Deus sabe que quanto mais as coisas estiverem fora do nosso controle, ficamos mais alerta e tendemos a confiar mais no controle Dele, e é isto que acontece com José em três situações:

Mt 2:13. Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.

Mt 2:19. Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20. e disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino”.

Mt 2:22. Mas, ao ouvir que Arquelau estava reinando na Judéia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo sido avisado em sonho, retirou-se para a região da Galileia.

José passa a ficar mais sensível a voz de Deus e cumpri com seu papel de sacerdote do lar, de cuidador. Quantas vezes nós vemos pessoas deixando de assumir com as suas responsabilidades, pois encontra tudo muito fácil?

Deus já estava forjando José e também Maria para tudo que teriam que enfrentar, “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;”  (Rm 5.3).

José não ficou questionando a Deus porque aquilo estava acontecendo, ou porque Deus tinha permitido aquilo e muito menos colocou a culpa no diabo, como muitos, fazem.

Creio eu, que José fez o que muitos de nós demoramos tanto a fazer, que é colocar o joelho no chão e orar e esperar pela resposta do Senhor, seja ela da forma e na hora que o Senhor quiser.

Por que questionamos tanto as coisas que acontecem em nossas vidas? Se questionamos, é porque não confiamos Naquele que a esta conduzindo, se é que Ele está realmente conduzindo as nossas vidas!

Então queridos, paremos de sermos questionadores e murmuradores e passemos a ser confiantes Naquele a quem entregamos as nossas vidas, pois é isto que Ele quer de nós.

Márcio Alexsander marcio

Discípulo de Jesus

maccosta@oi.com.br

2 comentários a “Questionadores de um Ser inquestionável”

Comente aqui...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s