deserto

Vencendo o diabo

Mateus 4:1-11

Graça e Paz amados,

O nosso objetivo tem sido em todo tempo vivermos uma vida simplesmente como Jesus, e como temos aprendido, viver como Jesus envolve não só tomar posse de todos os benefícios que essa nova vida traz, mas também vivermos as renúncias.

E se vivemos como Jesus, não devemos nos enganar, pois também teremos o mesmo inimigo que Ele. Falo isto não para que fiquemos amedrontados, mas para que possamos andar precavidos e armados para suas investidas, pois é certo que ele atacará.

Em certa ocasião, escutei algo em um filme que dizia que a maior arma de satanás era o engano, tanto que ele conseguiu enganar 1/3 dos anjos que estavam no céu (Apocalipse 12.4) Entretanto, o maior engano que ele já tinha feito era convencer a humanidade de que ele não existe e assim pegá-los desprevenidos.

Se analisarmos as táticas de guerra utilizadas em toda história da humanidade, veremos que sempre os exércitos tentam ludibriar os seus inimigos tentando se tornar invisíveis ao seu adversário. Isto é um grande trunfo quando se consegue êxito, um exemplo simples disto são as roupagens camufladas.

É certo afirmar, que estamos em uma batalha. E é certo também dizermos que já somos vitoriosos em Cristo Jesus, pois Ele já triunfou sobre os nossos inimigos na cruz do calvário (Colossenses 2.15). Contudo, devemos tomar posse, ou melhor, trazer a existência esta vitória a cada dia das nossas vidas. 1 Pedro 5.8: Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”

Na passagem de Mateus 4.1-11 aprendemos 5 situações preciosas para nossa batalha diária contra o inimigo. A forma como ele ataca, como podemos nos defender e também contra atacar.

Primeira situação v. 3 – Vemos o diabo atacando uma palavra que Deus tinha acabado de entregar para Jesus, ele diz “Se és filho de Deus”. O diabo vai tentar em todo tempo colocar dúvidas em sua mente, sobre as palavras que Deus tem te revelado.

Se Deus diz que você pode ser santo, que você pode e deve se relacionar com Ele, que estará com você em todo tempo, que você pode ser um líder de célula, um consolidador, um discipulador, não é uma mentira de satanás que vai nos fazer desacreditar!

Quando vier estes pensamos sobre a sua mente lembre-se das promessas que Deus tem para a sua vida, nós somos o que a bíblia diz que somos, podemos o que a bíblia diz que podemos e temos o que a bíblia diz que temos!

Segunda situação v. 3,4 – O diabo sempre vai atacar no ponto mais fraco. Jesus estava com fome e ele disse para ele transformar as pedras em pão. Precisamos sempre vigiar queridos, nós sabemos quais são os nossos pontos fracos e não devemos vacilar, pois o diabo não terá pena de nós.

Devemos vencê-lo na palavra, busque na palavra o que ela ensina para combater o seu ponto fraco!

Tem uma passagem a este respeito que me chama muito a atenção, Mateus 18.8,9: “Portanto, se a sua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno”. Devemos entender esta passagem, Jesus não esta mandando você literalmente retirar um membro do seu corpo, mas está ensinando que para certas situações, você tem que ser radical!

Um exemplo disto é que se você não pode ficar sozinho na frente do computador querido, então não fique! São coisas simples, semelhantes a esta, tome atitudes radicais contra a tentação, corte ela na raiz antes que se torne pecado!

Terceira situação v. 5,6 – O diabo é sagas, ele utiliza das suas informações para te atacar! Veja que Jesus usou a Palavra para combater a satanás. Mas ele (satanás) também vem com a Palavra para testar e tentar abalar a sua fé, colocando dúvidas em sua mente do porque Deus não faz isto ou aquilo por você.

A nossa fé não pode estar pautada pelo que Deus faz ou deixa de fazer por nós! Mas sim, pelo que vivemos Nele, para Ele e em que Ele pode fazer através de nós, pois Ele já fez tudo que precisávamos quando foi a cruz!

Quarta situação v. 8,9 – O diabo vai tentar fazer com que as coisas, se tornem mais fáceis para você! Isto mesmo que você leu, ele vai te ajudar, mas isto tem um preço.

Jesus veio a esta terra para redimir a humanidade, resgatar o homem de volta para Deus. E o que o diabo lhe oferece? Simplesmente aquilo que Jesus veio fazer, só que de uma forma bem mais simples e menos trabalhosa. Jesus não precisaria ser humilhado, crucificado e o pior de todos, separado de Deus, para conquistar aquilo que ele tinha vindo fazer. Em outras palavras, o diabo estava dizendo para Jesus: “Você não veio pelo mundo? Eu te darei os reinos do mundo e a glória deles. Você não precisa sofrer para obtê-los, eu te darei. Você só precisa me adorar.”

Querido, sinto lhe dizer, que se as coisas estão fáceis demais para você, coloque as barbas de molho, pois você pode estar sendo engando por satanás!

A vida cristã não é fácil, se esta vida não esta gerando um incômodo em você, um inconformismo, então tem alguma coisa errada. É muito melhor o impossível, o trabalhoso, o sofrido, o humilhante com Deus, do que qualquer outra coisa facilitada pelo diabo.

Quinta situação v. 10 – É o contra ataque, é a palavra de autoridade! Nós temos o poder no nome de Jesus e Deus colocou tudo embaixo deste nome. Filipenses 2. 9-11: Deus o exaltou soberanamente que lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus e na terra, e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.“. O diabo não pode e não vai prevalecer contra nós, a igreja do Senhor (Mateus 16.18), faça uso deste nome com autoridade.

Que Deus te abençoe e te ajude a cumprir com o chamado Dele na sua vida.

Márcio Alexsandermarcio

Discípulo de Cristo

maccosta@oi.com.br

3 comentários a “Vencendo o diabo”

Comente aqui...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s