Estudo de Célula – 07/04/11 – A Parábola das Bodas

A Paz do Senhor, Irmãos ! Tudo bem ?
Hoje voltamos com os nossos Estudos de Célula ! Ficamos um tempinho sem postá-los aqui,
mas agora voltamos a todo vapor ! E para recomeçar, o nosso tema é ‘ A Párabola das Bodas ’
(Mateus 22.1-14), palavra que o Wallysson ministrou no nosso último encontro !

A parábola nos conta que um rei celebrou as bodas do seu filho e mandou que seus servos anunciassem aos convidados que o banquete estava pronto. No entanto nenhum daqueles que
foram convidados deu importância ao convite e, como se não bastasse, bateram e mataram os servos do rei. O rei ficou imensamente infurecido e, com suas tropas, matou todos aqueles que
tinham feito tal atrocidade e ainda lhes incendiou a cidade ! Porém, não desistindo de festejar as bodas de seu filho, o rei mandou que seus servos convidassem para o banquete todos a quem encontrassem. A festa ficou cheia de convidados, mas o rei avistou um homem que não trajava as vestes nupciais. Perguntando-lhe o rei como havia conseguido entrar ali, o homem não soube o que falar ! ‘ Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. ’ (Mateus 22.1-14)

Jesus veio para salvar o povo Judeu, como a Palavra nos diz, ‘ os que eram seus … ’
(João 1.11, Romanos 3.2 – 9.4,5), mas eles não O receberam (João 1.11) !
Eles O negaram (Mateus 22.5) assim como os convidados fizeram ao convite do rei !
Os judeus esperavam por um messias que os libertassem do domínio Romano, que se comprometesse com os seus próprios interesses, mas os planos de Jesus eram outros.
Ele veio para restaurar o relacionamento que foi quebrado entre nós seres humanos e Deus e não apenas se tornar Rei de uma nação ! Foi tendo tanta convicção a respeito do Seu propósito que Jesus estendeu o seu plano de salvação para toda a humanidade, os gentios ! Ele nos convidou a desfrutar de uma realidade que só existe n’Ele (Mateus 22.9); Ele nos fez  filhos do Seu Pai e nos incluiu em Suas promessas ! (Romanos 8.15 – 11.17)

Não há nada que se compare ao que Jesus fez por nós ! Triste é pensar em como O retribuímos !
Eu arrisco a dizer que, na maioria das vezes, não nos comportamos muito diferentes dos judeus e dos convidados da festa ! O que também é o exemplo do homem que estava sem a veste nupcial (Mateus 22.11) ! Por mais que ele tivesse aceito o convite para a festa, ele não estava com as vestes do rei ! Na época de Jesus era comum que os Reis ao darem uma festa oferecessem aos convidados roupas próprias para que todos estivessem vestidos da forma que eles julgassem melhor!

A Bíblia não diz se o rei ofereceu ou não as vestes nupciais, no entanto ele percebeu que alguém estava sem elas ! As vestes nupcias remetem às nossas escolhas e responsabilidades como cristãos ! Quantas vezes deixamos de vestir as vestes do Rei porque preferimos as nossas próprias roupas ? Quantas vezes deixamos de fazer aquilo que o Senhor quer que façamos; pois as nossas vontades, as nossas motivações, aquilo que nos beneficia tem prevalecido sobre a nossa vida ?

A Palavra do Senhor nós diz para nos REvestirmos de Jesus (Romanos 13.14) ! Paulo nos diz para que nos revistamos, ‘ pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.’ Colossenses 3.12

A festa (bodas) do Senhor, ou seja, o nosso relacionamento com Ele se da a partir da
nossa submissão diante d’Ele ! Ele sabe o que é o melhor pra nós ! ‘ Pois Eu sei os planos que tenho para vós … ’ (Jeremias 22.11). A vontade de Deus é ‘ boa, agradável e perfeita ! ’ (Romanos 12.2)

Não adianta estarmos na presença do Senhor e continuarmos a nossa maneira ! Isso é negar, é desprezar o propósito que Ele tem pras nossas vidas ! O único caminho que resta para os que optam por levar esse estilo de vida é ser ‘ lançado para fora, nas trevas; ali haverá choro
e ranger de dentes. ’
Mateus 22.13

A Ana (Ana Paula Valadão) compos uma música que eu gosto muito e diz assim:

‘ Tu me deste Tua vida pra que eu não viva mais pra mim !
Olhar somente a Ti, viver só para Ti, não me perder de Ti ! ’

Portanto, se é pra viver para o Senhor, que seja da maneira d’Ele ! Ele se deu por inteiro por nós ! Por que nos darmos para Ele seria pedir de mais ?

Simplesmente como Jesus ♔

5 opiniões sobre “Estudo de Célula – 07/04/11 – A Parábola das Bodas”

  1. Muito bom o comentário Guilherme. Hj preguei sobre esse texto. Enriqueceu o meu sermão. Deus te abençoe.

  2. Muito bom o comentário Guilherme. Hj preguei sobre esse texto. Enriqueceu o meu sermão. Deus te abençoe.
    Seminarista – José Henrique da Silva

  3. A paz varao, fico feliz d ver o quando vc se empenhou para colocar no blog a msg que eu levei para oe irmaos na celula. Ficou exelente que deus contnuete usando dessa forma vc esta de parabens nao podia ter sido feito d foram melhor obrigado.

  4. Que possamos a cada dia nos vestir , com as vestes da justiça!

    Belo post Guilherme ,valeu a pena o tempo dedicado !

    =)

Comente aqui...