Estudo de Célula – 07/07/11

E aí, pessoas ! Como vocês estão ? A Paz do Senhor !

Depois de quase 1 mês sem postar os nossos Estudos de Célula estamos de volta !
E é aproveitando essa oportunidade que quero dizer que nos próximos 3 mêses todos
esses mesmos estudos serão baseados em João 15.

Mas por quê ?

O tema das nossas próximas células será sobre A Vida que Satisfaz, uma série de estudos
do Ministério Permanecer baseada em João 15 e que tem duração de 3 mêses.
Então, dadas as explicações, vamos ao nosso assunto, Os Princípios do Permanecer !

No capítulo 15 do livro de João nós lemos as últimas instruções de Jesus a respeito de como
os discípulos deveriam seguir sem a presensa FÍSICA d’Ele. Nos 10 primeiros versículos a
palavra permanecer aparece 11 vezes em diferentes conjunções verbais. Jesus queria enfatizar
a importância dos discípulos permanecerem n’Ele. Essa era a única maneira que eles teriam de garantir a vida eterna e terem satisfação e felicidade plena mesmo num mundo onde eles não encontrariam qualquer recpetividade.

Para ilustrar o que estava dizendo Jesus fez uma metáfora entre Ele e a Videira !

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. ’ João 15.1

E continuou, ‘ Eu sou a videra, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse da muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15.5). O ramo não sobrevive se não
estiver ligado à árvore e nós somos exatamente da mesma maneira. Se não permanecermos em Jesus, se não estivermos ligados n’Ele, somos como um ramo sem vida. Em 1 João 5.12 lemos,
‘ Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

Agora, como fazemos para permanecer em Jesus ? É com base nessa pergunta que o Senhor
colocou dentro de mim 4 princípios para permanecermos n’Ele.

N° 1 – Negue-se a si mesmo

‘ Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ? Ou que dará o homem em troca da sua alma ? ’ Mateus 16.24-26

Para permanecermos no Senhor nós precisamos abrir mão das nossas vontades, concepções, conceitos e auto-afirmação (nós já falamos disso aqui). Abrirmos mão de tudo aquilo que tende para a satisfação das nossas próprias vontades ! Não existe NADA que seja bom em nós mesmos a não ser o fato de Jesus viver dentro de nós. Ele é a única ‘coisa’ boa. A Bíblia diz que nós somos como o imundo e a nossa justiça como trapos de imundícia (Isaías 64.6). Se nós não negarmos a nós mesmos e nos esvaziarmos não haverá espaço pra Jesus dentro de nós e esse é o 2° princípio.

N° 2 – Se encha do Senhor

Como nós nos enchemos do Senhor ? LENDO A PALAVRA ! É estando firmado nela que não pecamos (Salmos 119.11) e que conseguimos saber por qual caminho ir (Salmos 119.105). É por meio da Palavra do Senhor que alimentamos a nossa alma (João 6.50-51 e 68), somos santificados e purificados (Efésios 5.26); aprendemos o que Deus espera que sejamos, somos corrigidos e aperfeiçoados e assim nos tornamos aptos para toda boa obra (II Timóteo 2.16-17).
O verdadeiro discípulo entende que a vontade do Senhor é realmente boa, agradável e perfeita (Romanos 12.12) e corre para ela ! Reconhece que somente n’Ele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.28).

N° 3 – Produza o fruto do Espírito

‘ Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e concupisciências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, inveja uns dos outros. ’ Gálatas 5.22-26

Produzir o fruto do Espírito é colocar em prática tudo aquilo que Deus fez em nós no processo de abrirmos mão da nossa vontade e nos enchermos d’Ele. O fruto do Espírito é o caráter de Jesus !
É sermos exatamente como Ele é ! Amar como Ele ama e o que Ele ama, se importar com o que Ele se importa, sermos bondosos, humildes,  mansos e puros.

N° 4 – Aceite a limpeza e a poda do Senhor

‘ Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto LIMPA,
para que produza mais fruto ainda.
João 15.1

A Bíblia diz que os caminhos dos homens tendem para morte (Provérbios 16.25). Por mais que nos esvaziemos de nós mesmos e nos enchamos do Senhor a nossa natureza é ruim. Precisamos TODOS OS DIAS deixar que Deus nos aperfeiçoe, nos limpe, nos molde e nos pode. Se não permitirmos que Ele tire das nossas vidas tudo aquilo que, mesmo que pequeno, fuja do plano inicial que Ele tem pra nós, não poderemos cumprir o nosso papel, dar frutos. Em Gálatas 5.16 lemos que a carne milita contra o Espírito. A nossa natureza sempre tende para o auto-benefício e a auto-satisfação e se não deixarmos que o Senhor nos limpe de tudo aquilo que impede que vivamos o que Ele tem pra nós nunca teremos, por nós mesmos, a iniciativa de vivermos a vida de Deus.

Quando esses princípios se tornarem realidade em nossas vidas dar fruto será algo natural. Nós não precisamos nos preocupar em manter a videira viva porque ela é a Vida (João14.6). Nós temos que simplesmente fazer com que o canal entre nós (os ramos) e a fonte (videira) esteja desobstruído para que assim possamos receber todos os nutrientes da videira e frutificarmos. Precisamos parar de querer o tempo todo fazer, fazer, fazer e passarmos a ser ! Ser como Jesus, ter o caráter d’Ele ! Essa é a única forma de permanecermos na Videira !

Bom, é isso ! Fiquem com Deus, ótimo final de semana,

Simplesmente como Jesus ♔

P.S. – Todos os princípios do Permanecer em Jesus fazem parte de uma processo contínuo e diário !

 

1 comentário a “Estudo de Célula – 07/07/11”

  1. Muito edificante esse estudo , muito mesmo !
    Que os princípios do permanecer possam estar fincados a cada dia em nossas vidas !
    Fica com DEUS^^

Comente aqui...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s